Sobre o Videos For Change

O que é o
Videos for Change?

O Vídeos for Change é um projeto que propõe a produção de videos de 1 minuto sobre uma causa social. Os alunos e professores têm acesso a tutoriais de produção audiovisual para desenvolverem um vídeo de um minuto abordando o tema que mais os interesse. Os vídeos possuem como mote o estímulo ao pensamento crítico e à atuação social e podem, como resultado, ser exibidos em um festival interno à escola, ou de forma mais ampliada, articulando a comunidade escolar. Podem participar jovens do 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio.

Os temas dos videos são livres, e devem ser relacionados a causas sociais como: o combate ao racismo, à violência domestica, a luta por direitos iguais de gênero e da comunidade LGBTQI+, bullying e outros temas que sejam relevantes no contexto social dos alunos e da escola.

Criando seu vídeo, os alunos produzem mensagens de transformação, advogando por mudanças sociais e exercitando seu pensamento crítico.







A plataforma oferece a possibilidade de realização de um festival, com votação da comunidade em geral, a partir da seleção de categorias de premiação.

Em 2019, o Vídeos for Change na Austrália obteve novos recordes: Mais de 2.000 alunos participantes em todo o país, com um festival que contou com 5.512 votos na categoria público em geral, vindos de 41 países diferentes.

Nesse processo, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio produziram vídeos de 1 minuto sobre um conjunto muito amplo de temas. Os prêmios para os finalistas foram dados na forma de visitas e vivências com especialistas do setor criativo da produção audiovisual australiana, como os do canal Network 10’s The Project, canal de abrangência nacional no país.


ENTRE EM CONTATO

Por que criamos o
Videos for Change?

Videos for Change é uma parte importante do trabalho desenvolvido pela Viven, fazendo parte do seu percurso de aprendizagem como elemento de exercício da formação para a cidadania de seu currículo.

A partir da metodologia baseada em projetos trabalharmos competências como o pensamento critico e criativo, comunicação, cultura digital, empatia e responsabilidade social.

A Viven, baseada no projeto pedagógico desenvolvido pela High Resolves, oferece um percurso de aprendizagem composto por vivências e atividades cooperativas, que estimulam os alunos a refletirem sobre temas como preconceito, intolerância e diferenças. Descubra sobre nós.